Fundações rasas e profundas
As fundações rasas consistem em fundações que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo. Isso se dá, principalmente, pela base da fundação. Já as fundações profundas são aquelas que transmitem as cargas por meio do atrito lateral, que é resultante do contato de seu comprimento com o solo.
As fundações diretas ou rasas, do ponto de vista estrutural, podem se dividir em:
-
Blocos e alicerces;
-
Sapatas (corridas, isoladas, associadas e alavancadas);
-
Radiers.
Já a profunda pode ser:
Estacas
As estacas têm seções transversais pequenas comparadas aos grandes comprimentos e podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. Entre as pré-moldadas estão as de madeira, de concreto armado ou protendido e as metálicas. Já as moldadas in loco são as do tipo Franki, do tipo Strauss e hélice contínua.
Blocos
Os blocos são elementos estruturais que suportam esforços de compressão simples provenientes das cargas dos pilares.
Os alicerces, ou blocos corridos, são elementos com as mesmas características dos blocos isolados. Porém, os alicerces percorrem todo o perímetro das paredes e suportam as cargas provenientes destas.
Sapatas
As sapatas são elementos de fundação executados em solos que apresentam boa resistência às cargas nas camadas superficiais e, na sua execução, é utilizado o de concreto armado.
Radier
O radier é uma fundação superficial que se assemelha a uma laje de concreto armado. Essa espécie de laje é construída na superfície do solo que abrange toda a área da edificação.
Essa fundação é responsável por receber a carga de todos os pilares de maneira uniforme e distribuí-las. Pelo fato de manter contato direto com o solo, a distribuição de cargas provenientes da estrutura ocorre através de toda a sua extensão.
Fundação rasa - Radier
Fundação profunda
Fale conosco
Av. Gen Ataliba Leonel, 2784 - Parada Inglesa
São Paulo, SP 02242-000 - Sala 2
contato@startacengenharia.com.br
(11) 2971-2600
Somos especialistas em fundações rasas e profundas.
Solicite seu orçamento!